Ensaio de ano novo, vida nova

28/12/14

“…só tem Pátria quem sabe morrer,
só tem Pátria quem sabe lutar”.
Última estrofe da marcha dos Fuzileiros.

Andámos a filosofar sobre o “sentido da vida”.
Mas enquanto “peregrinamos” sobre o Planeta Terra confrontamo-nos com a realidade do dia-a-dia.
Independentemente das convicções religiosas, ideologias, afectos, etc., devemos preocupar-nos em tornar a nossa existência melhor.
Melhor quer dizer Justa e harmoniosa do ponto de vista material, moral e espiritual.
Os homens apareceram na Terra há cerca de dois milhões de anos – segundo os últimos estudos – não se fazendo ideia do como nem do porquê, multiplicaram-se e evoluíram sem um nexo que se entenda.
Ao princípio eram muito poucos, começam por juntar-se em famílias; estas em grupos (clãs), depois em tribos.
Lutaram entre si, amalgamaram-se, sedentarizaram-se. Aumentaram, diferenciaram-se, criaram-se novas realidades sociais e políticas; outras desapareceram.
Surgiram cidades-estado, impérios, reinos, repúblicas.
A Geografia arrumou e confinou povos, que criaram identidade própria, por processos vários.
Nascem as Nações, desenvolve-se o Estado, e vice-versa.
Portugal nasceu no meio deste turbilhão histórico, no princípio do século XII, país onde a Nação precedeu largamente o Estado e onde este foi apenas corolário dos elementos coesos constitutivos daquela: unidade de objectivos políticos; uma só cultura; uma só língua e uma única religião. Tudo resultou numa unidade geopolítica coesa.
Em súmula um Estado-Nação quase perfeito (não há nada perfeito), seguramente um dos mais perfeitos e arrumados que há no mundo, e que resiste mesmo depois do poder político ter residido em Madrid durante 60 anos, e de ter passado por três enormes “desarrumações” que lhe feriram gravemente a sua matriz inicial: a ocorrida no reinado do “Piedoso”; as sequelas do Liberalismo e do 25 de Abril.
A evolução do mundo não pára e enquanto muda a maior parte dos países – cujo número cresceu desmesuradamente no último século, de poucas dezenas para duas centenas – ainda procura conseguir ter um Estado que represente uma Nação, os países mais antigos e desenvolvidos estão a autodestruir-se, através de associações regionais de tendência federativa; de regionalismos de deriva separatista, do fim das Pátrias, pela desagregação do sentimento de pertença, do conceito de família; da transversalidade das ideologias; dos fluxos migratórios descontrolados e em massa e do desenvolvimento do conceito de “cidadão do mundo”.
Finalmente pela Globalização económica e financeira, que irá destruir o tecido empresarial nacional em favor das multinacionais de negócio e “trusts” bolsistas mundiais.
Em termos de organização política os Estados vão ter tendência a desaparecer, pois não servem para nada, já que não dominam qualquer das alavancas fundamentais do Poder: a emissão de moeda e a capacidade de levantar tropas; não controlam as fronteiras, o movimento das pessoas e mercadorias.
Apenas lhes é permitido, por enquanto, cobrarem impostos. Até lhes arranjarem substituto…
Sabe-se quem puxa os cordelinhos disto tudo, mas é quase tabu falar-se nisso.
Ou seja, caminhamos para que cada indivíduo apenas valha por si só (tem-se instigado, aliás, um individualismo narcísico) – pois não se anda a vender a ideia que cada um pode ser Deus de si mesmo? E que seja um consumidor passivo do que lhe quiserem dar, segundo fórmula ainda a estabelecer, e que não esteja restrito/veiculado a nenhuma família, religião, tribo, nação ou ideologia.
De onde deriva – pensarão, eventualmente – que não havendo família, religião, nação e ideologia, não haverá razão para haver guerras. Esqueceram-se do dinheiro…
Ou seja, daqui resultaria uma “Nova Ordem Mundial” (como de resto está escrito nas notas de dólar) verdadeiramente “revolucionária”.
Como se consegue isto, que se arrasta há bastantes décadas?
Parece-me que através da ajuda da informática (como instrumento fundamental); com o controlo do que cada um faz através de um “chip” que se introduz no organismo (não deve faltar muito); controlo da mente – propaganda em catadupas; dilúvio de notícias; imbecilização da sociedade; eliminação do transcendente; relativismo moral; condicionamento social que dificulte a capacidade de pensar/reagir; controlo da natalidade – pílula e derivados; aborto; vacinações selectivas; manipulação genética, etc.); a existência de uma força de policiamento internacional (há muito exercida pelas FA dos EUA e agora a ser extrapolada para a NATO, a EUROGENDARFORCE, Guarda Costeira em gestação, etc.) e, sobretudo, através da manipulação do dinheiro.
Ou seja a concentração do dinheiro nas mãos de cada vez menos pessoas ou organizações (as mesmas que começaram a surgir há cerca de 250 anos) e a sua distribuição (crédito) segundo as conveniências, o que permite manter em regime de “escravidão” cada vez mais populações e países.
No limite o dinheiro pode até desaparecer, passando a virtual – grande parte dele já o é, aliás.
Passaríamos a ter – ó ironia das ironias – uma sociedade comunista aparentemente perfeita, criada pelos expoentes do Capitalismo!
Como, afinal os extremos se tocam…
Ou será que a “mente” que pensa (e tudo vê) é só uma?
Será um mundo destes que nós queremos? É que estamos a caminhar para ele a passos de gigante!
Se os leitores chegaram a este ponto do escrito poderão pensar se estarão a entrar no mundo da ficção científica, ou a ser confrontados com um caso clinico de demência.
Pensem o que quiserem, apenas peço que pensem alguma coisa, o que já não seria mau.
*****
Para os que optaram pelo caso clínico, vou acrescentar mais uns elementos fundamentais de insanidade.
Se continuarmos por esta via a Humanidade fundir-se-á – num futuro sem pressas – numa só, através da mistura indiscriminada de todas as raças e culturas. E, até, de todas as religiões, para o que até – teoricamente – já se encontrou um substituto para todas: aquele que tem como vértice o “Supremo Arquitecto do Universo”. Seja lá isso o que for.
Escapariam, eventualmente, a esta “amálgama”, aqueles que, por primazia da linha materna de descendência, pudessem manter a sua identidade…
Não devo ir mais além nisto.
Existem porém, ainda, forças poderosas que resistem, ou são entraves, a tudo isto, a saber:
- O mundo muçulmano, completamente dividido em termos de fronteiras “coloniais”, entre ricos e pobres e, sobretudo, entre facções religiosas que se antagonizam à lei da bala; no meio um conflito aparentemente insolúvel, Israel/palestiniano e um problema longe de estar resolvido entre o que pertence a César e o que pertence a Deus.
Daí o constante apelo à união dos crentes (UMA) e à sua reunião num Califado, para o que se procura constantemente um novo Saladino;
- Os povos eslavos debaixo da tutela do antigo Ducado da Moscóvia intentam afirmar-se ciclicamente e libertar-se de jugos alheios, o que lhes desenvolveu durante séculos um complexo de cerco de que não se libertam. As condicionantes geopolíticas não ajudam e a economia não descola, dependente que está da tecnologia alheia e de insuficiência alimentar crónica. Vivem do que tiram do subsolo e da capacidade de sofrimento de um povo estóico e infeliz, que uma demografia negativa está a colocar em perigo e que o ressurgimento da Igreja Ortodoxa vai aguentando;
- Temos, finalmente, a China, com uma civilização milenar, que só um poder central forte consegue manter unida, na sua multitude de raças e culturas e na tendência cromossomática para o vício do jogo e da corrupção. Tem desenvolvido uma estratégia planetária e tende a exportar de tudo e a tomar conta de tudo. Espalham-se pelo mundo como uma mancha de óleo. Podem vir a ser vítimas das suas contradições políticas internas, do crescimento descontrolado, da poluição gigantesca que criam e da sua falta de jeito para se integrarem ou lidarem com outros povos.
Estão-se a constituir como o principal futuro adversário/inimigo dos EUA encontrando-se, para já, prisioneiros um do outro por causa da desmesurada quantidade de dólares e de dívida que os chineses adquiriram aos americanos.
Este equilíbrio que ninguém sabe como vai evoluir, pode romper-se de vez caso os chineses intentem criar uma moeda (baseada num padrão quantificável qualquer), que possa concorrer com o dólar (e também com o euro).
Se tal acontecer a possibilidade de uma confrontação militar gigantesca não é de excluir. Para tal eventualidade as forças militares dos EUA já se encontram a tomar posições que rodeiam a China por todos os lados.
*****
Em todo este contexto a África não conta para nada; o Japão está debaixo da pata estado-unidense desde o tratado de paz que assinaram, em 1945, além de que se encontram em recessão económica que já dura há três décadas, que tem sido gerida internamente.
A Oceânia mantem-se algo isolada (a Geografia protege-a) e é uma ilha de prosperidade, que constitui uma reserva a ser usada quando os interesses anglo-americanos ficam em perigo.
A América Central e Sul continuam a ser o quintal das traseiras dos EUA, apesar das “arruaças” que uns quantos governos mais à “esquerda” lhes vão fazendo amiúde, e onde apenas o Brasil tem capacidade para resistir e fazer frente, embora não pareça nada que tenha vontade suficiente. O “clima” não ajuda e uma classe política do outro mundo, ainda ajuda menos.
Uma palavra para o “eixo“ EUA/Canadá/ Europa.
Acontece que os povos destes países foram sucessivamente deixados de ser governados pelos respectivos governos, passando o Poder para organizações políticas, económicas e financeiras, que tudo manobram fora dos Parlamentos em que as sociedades dos respectivos países pensam estar representadas.
E resta ver o que vai resultar do Tratado de Parceria Comercial e de Investimento em fase de negociação, assaz discreta, entre os EUA e a UE. Esta já estava amarrada àquele, em termos de Segurança, por via da NATO; agora vai ficar dependente económica e financeiramente. O que faltará?
Enlearam tudo isto debaixo do manto diáfano da “Democracia”, logo não passível de qualquer crítica – apesar de esta ser um dos esteios da Democracia…
Resta a Igreja Católica, sem dúvida a Instituição mais atacada em todo o mundo, desde a Revolução Francesa, ataque que hoje só tem paralelo naquele que é feito na Europa Ocidental (e só nesta) contra a Instituição Militar.
A Santa Sé não tem, neste momento, nenhum Estado que a proteja, podendo apenas contar com a protecção Divina – que, em tese, tudo pode – e com a oração dos fiéis, embora cada vez menos com o seu dinheiro, ao contrário do que se passa com o Islão e os seguidores da “Lei Mosaica”, onde o “vil metal” abunda.
Como o mundo gira muito depressa, o actual Papa parece querer acompanhar esse movimento.
Ora é necessário ter muito cuidado com isto: por um lado o mundo anda depressa demais, há que o desacelerar; por outro a Igreja não pode andar depressa, nem tem que o fazer, pois os seus Princípios e Doutrina estão estabelecidos há muito.
O que há a fazer é adequar em cada momento a maneira de os difundir e defender – isto é, de evangelizar (o que implica dar o exemplo) – não de os relativizar.
Se entrar por esse caminho, rapidamente rebentarão cismas por todo o lado, por mais que a generalidade dos OCS “bem pensantes” possa engalanar em arco com medidas tidas por “progressistas”.
Para bom entendedor…
*****
Em síntese a actual Globalização, materialista e massificadora, com o desaparecimento de (algumas) fronteiras, onde impera o “Deus Mamon”, nivelada através do conceito mentiroso/jacobino de que somos todos iguais – quando todos somos diferentes, tanto individualmente como em termos de Nações/Tribos – encontra no culto do individualismo feroz a sua aparente antítese, mas que se tocam nos seus efeitos, ou seja a incapacidade de resistência, que desaguará na indigência da escravatura.
A qual será sempre apresentada com as mais finas e douradas cores…
A necessidade de mudar tudo isto é premente, mas homérica!
Teríamos que passar novamente o Poder Político para o âmbito dos Estados Nacionais; substituir a federação/integração destes a ser tentada pela UE (e não só), pela cooperação entre todos; passar a resolução dos conflitos e do Direito Internacional para uma nova ONU, com regras que funcionem – a actual é apenas uma perda de tempo e dinheiro, pois nunca resolveu nada (numerosas organizações foram surgindo para o fazer, de que são exemplo o “telefone vermelho”, o Grupo Bidelberg, a Comissão Trilateral, o G-7, o G-20, a OMC, a NATO, etc.).
Falando em ONU, talvez não fosse má ideia colocar a tal nova ONU em Jerusalém, a qual poderia ser transformada numa cidade-estado como Singapura, onde o governo seria rotativo entre representantes das três comunidades das três principais religiões para quem o local é sagrado. Podia ser uma maneira de passar a haver um mínimo de Paz na região (e não só), já que não existe nenhuma solução que seja boa…
Seguidamente é necessário reformular todo o sistema financeiro, para o que é vital nacionalizar todos os bancos centrais, já que quase todos são dominados por capital privado, sendo o exemplo mais flagrante o Federal Reserve (the FED), sito em Washington – uma cidade construída de raiz com arquitectura e simbologia maçónica – que é dominado por meia dúzia de famílias, cujos nomes nunca aparecem, criado após um verdadeiro golpe de estado, ocorrido no Congresso, em 23/12/1913.
Escusado será dizer que a maior parte do controlo escapa ao que é tido por governo americano.
Isto leva-nos a outro ponto capital: a necessidade de desmantelar todas as organizações que actuam secretamente (não estamos a falar de serviços de informações) cuja actividade passa ao lado dos povos e das pessoas, que ninguém elege, mas que lhes vão moldando a existência.
A sua existência é incompatível com qualquer sistema democrático (ou outro), mas é justamente a “Democracia” que é usada como capa das suas actividades.
Obviamente que nada disto será discutido numa televisão…
Terá ainda que se fechar as Bolsas por tempo indeterminado e regulá-las em termos estritos.
O “Juro” tem que ser regulado e a usura punida exemplarmente. A moeda tem que voltar a ter correspondência na riqueza produzida, não na especulação e em produtos fictícios ao sabor da ganância humana.
E, claro, é imperioso encerrar todos os “Offshore”, para pôr ordem no caos e crimes financeiros, e na pouca-vergonha.
Curioso que toda a gente clama contra os “Offshore”, mas depois os mesmos tentam-nos usar e ninguém fecha nenhum… (parece que o do Funchal foi o único…).
Isto só quer dizer que serve a muita e poderosa gente!
*****
Para fazer face a tão ciclópicos trabalhos talvez não fosse má ideia voltar a centrar a vida, não no Homem (Antropocêntrico), mas sim na comunidade e em valores, sejam eles religiosos (teocêntrico) ou simplesmente morais.
Depois uma mobilização dos exércitos nacionais (isto na Europa) para uma espécie de “internacional militar” – o que parecerá uma ideia estapafúrdia e contra natura (não o sendo dado o objectivo) – de modo a salvar os seus povos/nações, do desaparecimento e de se tornarem num simples trabalhador/consumidor, um número entre milhões, a que as chamadas “forças sem rosto” os querem aparentemente, transformar.
Como as sedes principais destas forças se encontram, ao que julgamos, em solo norte-americano, ter-se-á de convencer a “tropa da União”, a abrir os olhos – pois são eles que têm sido usados como o ariete da tal “nova ordem mundial” – sobre o que se passa, e a ocuparem militarmente Washington e Nova York. Enquanto não chegam lá por eles.
Não há outras forças no mundo, que se vislumbrem, capazes de tentar endireitar as coisas.
(Nesta altura já me estou a ver ser enviado para um hospício!)
Relaxem, porém os leitores, pois nada disto se vai passar…
*****
“De que servirá termos bens a crédito
Se ficarmos escravos dos bens e do crédito?”.
(Concordam?)
O Professor Salazar, na sua imensa sabedoria, virtuosismo político e diplomático; Patriotismo e Fé (enfim, esta última deve ter tido quebras, mas nunca as deu a conhecer), conseguiu não só recuperar Portugal, mas pô-lo a salvo de todas estas ameaças (só não conseguiu aguentar o Estado da Índia, mesmo assim resistindo 14 anos às malfeitorias indianas).
Mas Salazar é morto, sem descendentes políticos e a sua obra vilipendiada.
Queria, como afirmou, que o Povo Português fosse pobre (embora o Estado fosse poupado e, por isso, rico), mas independente – “um povo que tenha a coragem de se manter pobre, é invencível” – muito poucos, até hoje, entenderam a profundidade desta mensagem.
Pelos vistos quase todos, senão mesmo todos, querem ser ricos, pouco importando como (não há cidade cercada que resista a um burro carregado de ouro, já diziam os Romanos).
Como corolário ficaremos todos pobres e escravos, isto é sem Liberdade.
Liberdade, uma palavra solta inconscientemente no mês de Abril de 74, e que virou mágica…
Numa altura – única em quase 900 anos de História – em que a Nação estando a combater vitoriosamente num longo conflito, de uma forma magnífica, como já não se assistia desde a Restauração, se resolveu abdicar do nosso futuro e da maneira portuguesa de estar no mundo.
Acompanhado da incrível atitude de termos ficado contentes com isso e abdicando das nossas razões para assumirmos as do inimigo!…
Uma tragédia histórica inominável que está longe de estar assumida e interiorizada, que nos fez perder o “Norte”; diminuiu catastroficamente o Poder Nacional; nos corrompeu e nos tornou descrentes do nosso devir colectivo.
Esquecemo-nos da marcha dos Fuzileiros…
Hoje andamos, simplesmente, por aí.
Convinha, em última análise, colocar ao leme do nosso destino pessoas que, ao menos, percebam minimamente o que se passa.

João José Brandão Ferreira
Oficial Piloto Aviador

0 Response to "Ensaio de ano novo, vida nova"

Powered by Blogger