Aos caídos da Divisão Charlemagne - Presente!




Nesta chama os nossos antepassados viam antes a imagem do Sol Invicto. Para nós, homens das Waffen SS, a luz não poderia extinguir-se. Nós sabemos que a noite e a morte chegam. Mas sabemos também que o Sol regressará. Acreditamos que a vida renascerá.
-- Henri Fenet

Origens
Antes de falarmos sobre a Divisão Charlemagne, é obrigatória a referência à Legião que lhe deu origem: a Légion des Volontaires Français contre le Bolchévisme. Esta era designada pelos oficiais alemães como a Infantaria 638 e encetou a sua luta em 1941, tendo como objectivo e ponto alto a luta na chegada a Moscovo em Novembro de 1941. Em 25 de Junho do ano seguinte, liderados pelo major Bridou, nas margens do rio Bobr, na frente oriental conseguiram deter o avanço soviético, destruindo mais de 40 tanques, com grande sacrifício de suas vidas. Os sobreviventes viriam então a dar origem à Divisão Charlemagne.

A Divisão Charlemagne
No final de Março de 1945, cerca de mil sobreviventes da Divisão Charlemagne das Waffen SS estavam agrupados perto de Neustrelitz. Aí, o Brigadefuhrer (patente exclusiva da SS e da SA, correspondendo a um general de segundo nível) Gustav Krukenberg recebe ordens para reunir um batalhão e dirigir-se para Berlim, onde iria culminar qualquer esperança do III Reich e onde se iria colocar ponto final na II Guerra Mundial. Pediu voluntários, e consta que terá dispensado todos aqueles que não queriam mais combater. Na verdade, já se sabia que a guerra estava perdida para o lado do Reich e apenas o que estava em jogo era morrer pelo mesmo ou sobreviver, fugindo ou submetendo-se ao inimigo vitorioso. Cerca de 300 homens seguiram para Berlim em 9 camiões liderados por Krukenberg.
Antes de chegarem a Berlim, depararam-se com um bloqueio gerado pela destruição de uma ponte, o que os levou a abandonar os veículos e a prosseguir a viagem a pé, completamente exaustos, movidos por um único pensamento: chegar a Berlim! Foram a última unidade a conseguir entrar na cidade antes que as tropas soviéticas a cercassem por completo.
Entram em Berlim nos últimos dias de Abril e aí juntaram-se aos voluntários da Divisão Nordland (constituída na sua maioria por escandinavos), que fica sob o comando directo de Krukenberg.
Na Batalha de Berlim os voluntários da Charlemagne, liderados por Henri Fenet, de apenas 25 anos, oficial várias vezes condecorado pela sua bravura em cenário de guerra, não obstante estarem mal armados, conseguiram abater mais de 60 tanques soviéticos. Na hora da queda de Berlim os últimos sobreviventes franceses da Divisão encontravam-se entrincheirados no edifício do Escritório Central de Segurança do Reich, aí ainda resistiram mais um dia, impedindo que os festejos do 1º de Maio soviético viessem a celebrar-se com a sua derrota e a capitulação de Berlim.
Assim, a SS francesa Charlemagne foi a última defensora do búnquer de Hitler, combatendo até 2 de Maio, dia em que os bolcheviques viriam a capturá-la, após levarem de vencida a perseverante resistência desta divisão.
Com um poder inicial de cerca de sete mil homens, ficou reduzida a 30 efectivos. Destes, os que regressaram a França, seu país de origem, foram denunciados e enviados para os campos de prisão dos Aliados.
Conta-se que o general francês Philippe Leclerc defrontou-se com um grupo de 12 homens da SS Charlemagne e perguntou-lhes por que vestiam o uniforme alemão, ao que um deles lhe respondeu perguntando por que ele vestia um uniforme americano. Esses 12 homens foram logo executados sem nenhum tipo de processo de tribunal militar. Consta que houve mais soldados franceses mortos na guerra, lutando pela Alemanha do que aqueles que morreram em defesa do comunismo.

Sobre Henri Fenet
Henri Fenet, o líder principal da Divisão, que pouco antes da capitulação havia sido, uma vez mais, condecorado – juntamente com dois outros camaradas – pela sua bravura e capacidade de liderança, no fim da batalha encontrava-se seriamente ferido e foi afastado dos seus homens e conduzido a um hospital antes de ser levado para os campos de prisioneiros.
Diz a lenda que os restantes voluntários da Divisão Charlemagne, ou, mais apropriadamente, o que dela sobrou, saem de Berlim para os anos de cativeiro, de que muitos não regressarão, cantando, uma última vez, o Canto do Diabo:
SS marchemos rumo ao inimigo
Cantando o Canto do Diabo,
Porque no coração dos destemidos
Sopra um vento formidável.
A sorte sobe alto, desce baixo,
Que nos dê o mundo inteiro:
Convidá-los-emos ao sabbat
E rimos com prazer.
Por onde passamos, que tudo trema,
E o Diabo ri connosco:
HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA!
A chama permanece pura
E a nossa palavra chama-se fidelidade!

0 Response to "Aos caídos da Divisão Charlemagne - Presente!"

Powered by Blogger