Já todos conhecem aquela velha máxima: constrói a casa sobre a rocha e ela aguentará tempestades… Constrói a casa sobre a areia e ela desaparecerá com a primeira subida das águas.
Algumas casas construídas em cima de areia que por obra do destino se têm miraculosamente aguentado, devem a sua periclitante estabilidade precisamente à ausência de um, digamos, aguaceiro mais sério, e assim vão continuando.
Vimos outras casas desaparecerem sem mesmo que o clima externo interferisse… ruindo por dentro.
Outras feitas por “engenheiros e arquitectos de renome” com estacas bem espetadas na areia ruíram também… feita a inspecção verificou-se que a “minha estaca era melhor que a tua…”
Ultimamente temos assistido a pretensas construções em cima de ondas, sim textualmente, naquelas mesmas ondas que batem a costa grega e italiana. O lema destas casas é: temos que apanhar a onda!
Outros como não conhecem Rocha Sólida constroem consecutivamente na areia… uma após outra…
Nós também construímos uma casa na areia, mas é uma “casa de férias”, onde podemos convidar os nossos amigos e alguns conhecidos, fazer umas brincadeiras na praia e surfar.
A outra nossa casa não é de fácil acesso, é pequena, quiçá muito pequena, mas construída sobre um Grande Rochedo, talvez para além do bem e do mal porque foi construída com Amor.

2 Response to " "

  1. Anónimo says:

    Conceito de Fidelidade Romana
    Os romanos eram conhecidos por serem um povo de 'fides', cujo significado era específico em sua sociedade. 'Fides' remete ao campo político, social e jurídico e, grosso modo, referia-se ao juramento que obrigava ao cumprimento de um dever em função do próprio juramento. Ou, se se quiser, pode-se dizer que a 'fides' se referia a um pacto firme que obrigava ao cumprimento de um dever para com o outro, com a família, com os deuses ou com a pátria.
    Havia ainda uma divindade 'Fides' cultuada pelos romanos, o que nos faz considerar que os juramentos movidos pela fides romana não o eram apenas por um conceito de ordem ou por um valor, mas sim por um valor que espelhava uma divindade: os juramentos eram como que sancionados pela divindade.
    Todavia, agir no horizonte da fides não era uma questão para o arbítrio humano, a ação conforme a fides era própria do romano excelente, virtuoso, fosse no trato com a família, com os deuses, com a pátria ou mesmo com o inimigo.

    Anónimo says:

    Pois é isso

    :-)

Powered by Blogger