Ninjutsu - A arte medieval de espionagem

(Apresentamos alguns extractos referentes ao Ninjutsu do extraordinário livro -Budo Secreto- de Carmelo H. Rios e Michel Coquet)
-
Origem
-
É tradição remontar a origem do Ninjutsu a uns 2000 anos. Mas é preciso reconhecer que esta escola se desenvolveu na realidade durante o período Heian (794-1185) para conhecer a sua idade de ouro durante o período Kamakura (1192-1333).
O ninjutsu reagrupava diferentes escolas (Ryu), tendo como objectivo principal a formação de indivíduos capazes de utilizar seus potenciais naturais ao serviço de um mestre ou de uma causa e com fins de espionagem. Isto foi possível graças a severo treino, tanto físico como psíquico e psicológico. Físico porque o Ninja aprendia a saltar, a correr com grande rapidez e a ultrapassar todos os obstáculos que se lhe apresentavam, realizando verdadeiras proezas. Psicológico porque o Bushido, código de honra do samurai, era também incluído na educação do jovem Ninja.
Foi graças a um documento que a espionagem pode ser introduzida nos turbulentos séculos XIII e XIV e foi também durante esta época que o Ninjutsu teve sua maior influência no desenrolar histórico do Japão.
No antigo país nipónico o budismo era a religião nacional e os templos sagrados eram protegidos por uma casta de homens armados. Estes Guardiões (Osonakama) estavam constituídos por laicos e sacerdotes. Estes últimos, chamados Yamabushi, formaram mais tarde poderosas organizações, actuando clandestinamente na segurança que as montanhas lhes ofereciam. Os Yamabushi, reputados por suas estranhas faculdades psíquicas, eram possuidores de uma ciência esotérica, transmitida de mestre a discípulo nos templos da organização. Estas ordens parece que evoluíram a partir de uns grupos de ascetas e eremitas, que seguiam a via da solidão a fim de adquirir poderes supra-normais. O caminho do Shuguendo, a via dos poderes, como veremos, é uma espécie de síntese das técnicas dominadas por alguns indivíduos sobre a realização de si mesmos. Estas técnicas levam a influência da seita Tendai, do Mestre Saicho, e da seita Shingon, do Mestre Kukai, sendo ambos grandes mestres e iniciados. Estes são pois, os Yamabushi, que vivendo nas montanhas ensinaram o Shuguendo aos Ninjas.

QUEM SÃO OS NINJAS ?
-
O Ninjutsu começa a ter a estrutura de uma organização a partir do século VII, na qual alguns indivíduos se refugiaram nas colinas de Kyoto por razões diversas. Durante os quatro séculos que se precederam, umas vinte e cinco escolas diferentes, concentradas principalmente nas ilhas de Honshu, ensinaram o Ninjutsu. Destas escolas saíram grandes Ninjas. Entre os mais célebres da classe dirigente (Jonin) temos: Hanzo Hatori, Sandayu Momochi e Nagato Fujibayashi.
Os Ninjas formaram uma sociedade secreta extremamente bem organizada. À sua cabeça encontrava-se a elite clerical, que tinha uma influência tanto política como social muito poderosa. Esta sociedade secreta reagrupava as famílias de Ninjas, constituindo elos de uma cadeia muito sólida. Esta compreendia uma classe dirigente, os Jonins, administradores de primeira ordem que negociavam as alianças e tomavam as iniciativas mais importantes. Seguidamente estavam os Shunins, grupo intermédio, que tinham o papel de mediadores entre o grupo superior e o inferior, estando este último composto pelos Gemins, que era o grupo dos combatentes, que deu nome aos mais célebres Ninjas.
A arte do Ninjutsu era hereditária, o filho do Ninja, que nascia numa família Ninja tinha por destino converter-se a si mesmo em Ninja. A educação começava de muito novo com um treino físico muito duro quase inumano. Desta forma o pequeno Ninja era colocado à parte dos outros miúdos da sua idade. Quando era maior e mostrava ser digno da confiança que os seus professores lhe depositavam, podia ter acesso aos ensinamentos secretos transmitidos de geração em geração, e somente àqueles descendentes que eram merecedores dela. Estes ensinamentos estavam transcritos em rolos de pergaminho (Torimaki), nos quais se podia notar a influência chinesa. Com efeito figuram documentos do Sonshi, clássico militar chinês do Omyodo, antiga ciência chinesa que incluía a arte da adivinhação, práticas Ch'an, que chegaram a converter-se posteriormente no Zen e do Shuguendo dos Yamabushi.
A harmonia era por vezes difícil de conseguir no seio da família dos Ninjas. Às ordens de vários mestres eram frequentemente empregados para diversas causas políticas e inclusive para missões antagónicas. A dissolução das organizações Ninja teve como principal móvel a sua dispersão nas províncias, e ainda que as famílias formassem um número consideravelmente importante, não puderam jamais derrubar as tropas governamentais que constituíram sempre uma força unida e concentrada.
Os Ninjas residiam em campos de treino, conhecidos por aqueles que pertenciam a uma das sessenta tradições de Ninjutsu. Estes campos estavam geralmente situados nas montanhas e nos bosques impenetráveis.

4 Response to "Ninjutsu - A arte medieval de espionagem"

  1. Muitos parabems pelo seu trabalho, mostra interesse na arte ninja, pesquisa de historia japonesa.Pratico ninjutsu á pouco tempo mas adoro...queira consultar o meu blogger(ainda em construção) http://dojobujinkanentroncamento.blogspot.com/ , pode referenciar no seu caso lhe interesse
    obrigado

    Anónimo says:

    Caro Armindo,
    Passamos por lá...continuação do bom trabalho e força nisso.

    P.s. Esteja atento, quem sabe publiquemos a continuação deste estudo.

    Saudações Marciais
    Legionário

    spike says:

    Bom queria poder falar como e bom estar pelomenos em cotato com um grupo como de vcs bom sei q parece idiotice mais sei q minha razão e nobre , gostaria de fazer parte desse organização pelos siquintes X. Sou leal , ábio,honesto sinto q não nahci pra ser um rebelde e sim um salvador ............ me envestiguem e se aceitarem me manden um aviso>>>>>>>> muito obrigado. meu cont diegodprj@hotmail.com

    spike says:

    por favor m levem para o caminho certo ou melhor o caminho q preciso.

Powered by Blogger