Equinócio de Outono


Legião em marcha, algures numa serra de Portugal
-
Caros amigos e camaradas,

Mais uma vez nos reunimos para celebrarmos desta feita o ciclo das colheitas, da abundância, da maturidade da vida.
Como herdeiros da Tradição Primordial não podíamos deixar de comemorar este Equinócio de Outono de 2007. Esta é uma das actividades anuais em que a Legião Vertical faz questão de convidar os nossos simpatizantes e amigos.
Não existe qualquer cerimónia ou ritual de cariz mais reservado, e por isso toda a gente de bem e de boa-vontade pode passar connosco uns momentos de alegre camaradagem.

As festividades e celebrações associadas aos ciclos da Terra e marcadas pelo Sol nos solstícios e equinócios eram realizadas desde a mais remota antiguidade por várias civilizações e em diferentes pontos do planeta: desde as chamadas culturas pré-colombianas (Incas, Maias, Aztecas); na Europa (celtas, gregos e romanos); até ao Egipto e extremo-oriente, cada um à sua maneira e em seu tempo, não deixavam de vincar estas datas. - melhor dizendo - todas as culturas tradicionais vivem em função destes Ciclos. Pois para o Homem Tradicional a História não é uma linha recta mas cíclica, mais concretamente "espiralada". São estas etapas da Natureza que comandam, ou comandavam as grandes civilizações do passado. Até a guerra estava condicionada a determinadas épocas do ano. Também sabemos o que as novas religiões vieram fazer, ao sobrepor as suas datas festivas sobre as antigas celebrações, usando novas roupagens e nomes de santos, não fizeram mais do que usurpar, ou actualizar rituais mais antigos, para não sermos tão duros. .

O Outono é o momento da maturidade tanto dos frutos outonais bem como das pessoas, daí a expressão – o Outono da Vida – que se emprega a quem atingiu uma certa idade e alguma plenitude e equilíbrio. O que não deixa de ser “engraçado” a relação com o Horóscopo, pois esta nesta data que o Zodíaco entra no signo da Balança, símbolo de equilíbrio e justiça que devemos alcançar, se não antes, ao menos que o seja no nosso Outono da Vida!

O Outono está também associado ao Oeste, ao Poente, à direcção na qual o "Sol morre" após cruzar os céus. Enfim, mais uma vez – a maturidade – tanto nos frutos quanto nos humanos, tanto no mundo físico como no espiritual.
Para finalizarmos, recordamos que quando na Primavera saudamos o Sol, dando-lhe as boas-vindas, fomos também participes de um acto de fecundação celebrado pelo Astro-Rei e a nossa Terra-Mãe, que assim foi dando à luz os frutos dessa Sagrada União até chegarmos ao Equinócio de Outono que hoje celebramos.
Festejamos portanto alegres, com pão e vinho na mesa, esta nossa união aos tradicionais ciclos da vida – e que a entrada desta nova estação nos traga a força serena para permanecermos DE PÉ NUM MUNDO EM RUÍNAS!
Powered by Blogger