Revolução do Alto
Uma característica geral destes últimos tempos é a urgência, a pressão e a acção de ruptura exercida a partir do baixo, e em função do baixo, sobre as estruturas existentes: o que corresponde ao único significado próprio e legítimo do termo "subversão".
Esta situação tem como pressuposto óbvio a crise do conjunto das estruturas em causa: quer sejam estruturas político-sociais ou culturais e intelectuais. Assim ela é acompanhada por um processo contra o mundo moderno, a sociedade burguesa e o capitalismo, contra uma ordem que se limita a ser uma desordem exteriormente contida, contra formas de existência que perderam todo o significado superior, desumanizantes, criadoras - para usar um termo abusado - de "alienação".
A revolta contra todos estes aspectos de uma civilização problemática pode ser legítima.
Mas aquilo que caracteriza estes últimos tempos é a carência de toda a acção rectificadora, libertadora ou restauradora do alto: é o facto de se permitir que a iniciativa e a acção, frequentemente necessária, de ruptura, ocorram precisamente a partir do baixo: do baixo, entendido quer como referência a estratos sociais inferiores, quer a valores inferiores. Assim a consequência quase inevitável é o deslocar do centro de gravidade para um nível que está ainda mais baixo do que aquele das estruturas entradas em crise e que perderam todo o seu conteúdo vital.
No campo político-social, o fenómeno apresenta formas tão precisas que é quase supérfluo perder tempo com elas. Ninguém é tão míope ao ponto de, por esta altura, não entender exactamente o que se pretende com, por exemplo, a famosa "justiça social". Ela não é de modo algum a verdadeira justiça, a justiça distributiva do suum cuique, baseada num princípio de desigualdade e já defendida pelos clássicos, como por exemplo Aristóteles ou Cícero. É pelo contrário uma pseudo-justiça tendenciosa, exclusivamente ao serviço dos interesses das classes mais baixas, dos chamados "trabalhadores", em prejuízo dos outros, em nome de mitos que servem apenas para abrir gradualmente o caminho à tomada do Estado pelas forças de esquerda.
Contra esta acção - agora muito bem organizada e quase sem oposição que parte do baixo, e que se liga à mistificação de que só nas classes baixas se pode encontrar o homem natural, são, generoso, etc. e que portanto o fim último do movimento subversivo seria também um novo e efectivo "humanismo" - contra tal acção não existe quase ninguém capaz de reagir com energia. E o princípio da reacção deveria ser este: pode-se denunciar os erros, os defeitos e as degenerescências de um sistema, pode-se ser, por exemplo, decididamente contra a burguesia e contra o capitalismo, mas partindo de um plano que lhes é superior e não inferior, não em nome dos valores "proletários", ditos "sociais" ou colectivistas, mas sim de valores aristocráticos, qualitativos e espirituais: valores que podem dar lugar a uma acção rectificadora até mais radical, desde que se encontrem homens verdadeiramente à sua altura, munidos de suficiente autoridade e poder, de modo a prevenir ou suprimir com uma revolução do alto qualquer veleidade ou princípio de revolução do baixo.
Mas, infelizmente, é cada vez mais claro o quão distantes estão perspectivas deste género dos horizontes intelectuais dos nossos contemporâneos. Pelo contrário podemos constatar como também aqueles que presumem combater contra a "desordem estabelecida" do mundo moderno movendo justas (mas por esta altura óbvias e quase adquiridas) acusações contra a sociedade actual e propondo apenas os valores da personalidade e do cristianismo, não escondem as suas simpatias electivas pelo baixo, pelas "reivindicações" do baixo e pelo pseudo-humanismo de esquerda, mostrando igual intolerância e incompreensão por qualquer solução possível no quadro de um sistema baseado num princípio de autoridade e soberania, de verdadeira ordem e de verdadeira justiça. Como exemplos típicos pode-se indicar Maritain e Mounier, mas também um tradicionalista como L. Ziegler.
É bastante interessante reconhecer a precisa solidariedade desta orientação com outras constatáveis em domínios propriamente culturais. O chamado "neo-realismo" e outras tendências semelhantes não se podem talvez caracterizar por apresentarem abusivamente como "real" apenas os aspectos mais baixos, miseráveis, equívocos e frequentemente até obscenos e vulgares da existência?
Enquanto tudo o resto não teria nada a ver com o que é autêntico, sincero e "real"?
Um caso ainda mais significativo, que indica o vasto raio de acção da difusão da tendência em questão, é constituído quer pela psicanálise quer pelo irracionalismo moderno. Partiu-se de uma crítica, em si mesma legítima, contra o fetichismo da "razão" e do intelectualismo abstracto, contra as superestruturas do Eu consciente. Mas daqui passou-se de imediato de uma abertura do homem não em direcção ao alto mas em direcção ao baixo.
Contra o "racional", fez-se valer o simples irracional, a "vida"; contra o consciente, o inconsciente, e apenas nele se quis ver a verdadeira força motriz da psique.
Assim, também neste domínio o resultado foi uma regressão, uma translação do centro de gravidade humano em direcção ao baixo. A causa é análoga à indicada no campo político-social: pro¬cedeu-se como se fora do "racional" e das suas eventuais prevaricações existisse apenas o sub-racional (o inconsciente, o vital, o instintivo, etc.) e não também o supra- racional: o supra-racional, atestado por tudo aquilo que na história das civilizações se ligou à verdadeira grandeza humana.
Poder-se-iam desenvolver considerações análogas para indicar outros paralelismos, em relação a ulteriores fenómenos culturais contemporâneos - por exemplo, em relação ao existencialismo e a muitas variedades do chamado neo-espiritualismo. Não podemos debruçar-nos sobre isto.
Basta ter mostrado brevemente a idêntica tendência de todo um grupo de fenómenos e o que, infelizmente, estes com a sua presença, que sinaliza a natureza dos tempos, indicam: a inexistência, hoje, de quem tenha as posições e saiba agir não a partir do baixo mas do alto, em todos os domínios.
Esta situação tem como pressuposto óbvio a crise do conjunto das estruturas em causa: quer sejam estruturas político-sociais ou culturais e intelectuais. Assim ela é acompanhada por um processo contra o mundo moderno, a sociedade burguesa e o capitalismo, contra uma ordem que se limita a ser uma desordem exteriormente contida, contra formas de existência que perderam todo o significado superior, desumanizantes, criadoras - para usar um termo abusado - de "alienação".
A revolta contra todos estes aspectos de uma civilização problemática pode ser legítima.
Mas aquilo que caracteriza estes últimos tempos é a carência de toda a acção rectificadora, libertadora ou restauradora do alto: é o facto de se permitir que a iniciativa e a acção, frequentemente necessária, de ruptura, ocorram precisamente a partir do baixo: do baixo, entendido quer como referência a estratos sociais inferiores, quer a valores inferiores. Assim a consequência quase inevitável é o deslocar do centro de gravidade para um nível que está ainda mais baixo do que aquele das estruturas entradas em crise e que perderam todo o seu conteúdo vital.
No campo político-social, o fenómeno apresenta formas tão precisas que é quase supérfluo perder tempo com elas. Ninguém é tão míope ao ponto de, por esta altura, não entender exactamente o que se pretende com, por exemplo, a famosa "justiça social". Ela não é de modo algum a verdadeira justiça, a justiça distributiva do suum cuique, baseada num princípio de desigualdade e já defendida pelos clássicos, como por exemplo Aristóteles ou Cícero. É pelo contrário uma pseudo-justiça tendenciosa, exclusivamente ao serviço dos interesses das classes mais baixas, dos chamados "trabalhadores", em prejuízo dos outros, em nome de mitos que servem apenas para abrir gradualmente o caminho à tomada do Estado pelas forças de esquerda.
Contra esta acção - agora muito bem organizada e quase sem oposição que parte do baixo, e que se liga à mistificação de que só nas classes baixas se pode encontrar o homem natural, são, generoso, etc. e que portanto o fim último do movimento subversivo seria também um novo e efectivo "humanismo" - contra tal acção não existe quase ninguém capaz de reagir com energia. E o princípio da reacção deveria ser este: pode-se denunciar os erros, os defeitos e as degenerescências de um sistema, pode-se ser, por exemplo, decididamente contra a burguesia e contra o capitalismo, mas partindo de um plano que lhes é superior e não inferior, não em nome dos valores "proletários", ditos "sociais" ou colectivistas, mas sim de valores aristocráticos, qualitativos e espirituais: valores que podem dar lugar a uma acção rectificadora até mais radical, desde que se encontrem homens verdadeiramente à sua altura, munidos de suficiente autoridade e poder, de modo a prevenir ou suprimir com uma revolução do alto qualquer veleidade ou princípio de revolução do baixo.
Mas, infelizmente, é cada vez mais claro o quão distantes estão perspectivas deste género dos horizontes intelectuais dos nossos contemporâneos. Pelo contrário podemos constatar como também aqueles que presumem combater contra a "desordem estabelecida" do mundo moderno movendo justas (mas por esta altura óbvias e quase adquiridas) acusações contra a sociedade actual e propondo apenas os valores da personalidade e do cristianismo, não escondem as suas simpatias electivas pelo baixo, pelas "reivindicações" do baixo e pelo pseudo-humanismo de esquerda, mostrando igual intolerância e incompreensão por qualquer solução possível no quadro de um sistema baseado num princípio de autoridade e soberania, de verdadeira ordem e de verdadeira justiça. Como exemplos típicos pode-se indicar Maritain e Mounier, mas também um tradicionalista como L. Ziegler.
É bastante interessante reconhecer a precisa solidariedade desta orientação com outras constatáveis em domínios propriamente culturais. O chamado "neo-realismo" e outras tendências semelhantes não se podem talvez caracterizar por apresentarem abusivamente como "real" apenas os aspectos mais baixos, miseráveis, equívocos e frequentemente até obscenos e vulgares da existência?
Enquanto tudo o resto não teria nada a ver com o que é autêntico, sincero e "real"?
Um caso ainda mais significativo, que indica o vasto raio de acção da difusão da tendência em questão, é constituído quer pela psicanálise quer pelo irracionalismo moderno. Partiu-se de uma crítica, em si mesma legítima, contra o fetichismo da "razão" e do intelectualismo abstracto, contra as superestruturas do Eu consciente. Mas daqui passou-se de imediato de uma abertura do homem não em direcção ao alto mas em direcção ao baixo.
Contra o "racional", fez-se valer o simples irracional, a "vida"; contra o consciente, o inconsciente, e apenas nele se quis ver a verdadeira força motriz da psique.
Assim, também neste domínio o resultado foi uma regressão, uma translação do centro de gravidade humano em direcção ao baixo. A causa é análoga à indicada no campo político-social: pro¬cedeu-se como se fora do "racional" e das suas eventuais prevaricações existisse apenas o sub-racional (o inconsciente, o vital, o instintivo, etc.) e não também o supra- racional: o supra-racional, atestado por tudo aquilo que na história das civilizações se ligou à verdadeira grandeza humana.
Poder-se-iam desenvolver considerações análogas para indicar outros paralelismos, em relação a ulteriores fenómenos culturais contemporâneos - por exemplo, em relação ao existencialismo e a muitas variedades do chamado neo-espiritualismo. Não podemos debruçar-nos sobre isto.
Basta ter mostrado brevemente a idêntica tendência de todo um grupo de fenómenos e o que, infelizmente, estes com a sua presença, que sinaliza a natureza dos tempos, indicam: a inexistência, hoje, de quem tenha as posições e saiba agir não a partir do baixo mas do alto, em todos os domínios.
Julius Evola
Capítulo II do livro Ricognizioni: Uomini e Problemi
Nota: Este texto foi editado no Boletin Evoliano nr. 12 (2ª série) e pode ser descarregado aqui
¿CUÁNDO SE PRODUCIRÁ EL GRAN DESPERTAR?
segunda-feira, agosto 21, 2017
8:15 da tarde
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29 aprile 2017 Milano p.le SS. Nereo e Achilleo.
Manifestazione "Noi non dimentichiamo" in ricordo di Sergio Ramelli, Carlo Borsani ed Enrico Pedenovi.
IL FINALE DELLA MANIFESTAZIONE: La Compagnia dell'Anello esegue "Il domani apparteine a noi".
Para respirar alejándonos de los ridículos miasmas de la politiquería, quisiera referirme a un mensaje que me envía un lector de La Nouvelle Revue d’Histoire. Un lector descontento, debo precisar.
Tiene 21 años y estudios científicos. Vive en el gran París periférico. Ha reaccionado ante la lectura de nuestro reciente dossier «Las derechas radicales en Europa».
Me reprocha que, en mi editorial, no haya respondido a la pregunta «¿Que hacer?». Subraya mis distancias respecto a la acción política, y destacando que yo hablo de «solución espiritual», me dice en sustancia: «Vale, muy bien, pero todo eso no me dice nada acerca de cómo reaccionar ante la decadencia europea».
No creo traicionar ningún secreto si reproduzco mi respuesta, que resume hondamente mi modo de ver. Es la siguiente:
«No espere de mí recetas para la acción. Espere de mí que le diga cuál es la vocación de su generación. Si desea comprometerse en la acción política, comprométase, pero a sabiendas de que la política tiene sus propias reglas que no son las de la ética.
Cualquiera que sea su acción y su propia existencia, es vital que cada día cultive en sí mismo, como una invocación inaugural, algo que debe convertirse, por repetición, en una fe indestructible. Una fe indestructible en el futuro europeo más allá del periodo actual.
»Pienso a menudo en la desesperación de Simaco, denominado “el último romano”, uno de nuestros antepasados espirituales. Me he referido a este personaje bien conocido en mi libro Histoire et tradition des Européens)[Historia Y Tradición de Los Europeos].
Simaco, gran aristócrata romano, vivió a finales del siglo IV, época siniestra donde las haya. Murió como testigo desesperado del fin de la antigua romanidad.
Ignoraba que el espíritu de Roma, heredero a su vez del helenismo, renacería ulteriormente y de forma perpetua en nuevas formas. Ignoraba que el alma europea, o, con otra palabras, el espíritu de la Ilíada, es eterno a escala humana (que no es desde luego la de la física de los astros).
«Nosotros que conocemos la historia acontecida en algunos miles de años y la exploramos con la mirada interrogadora que podía ser la de Simaco, sabemos lo que él ignoraba.
Sabemos que, como individuos, somos mortales, pero que el espíritu de nuestro espíritu es indestructible, al igual que el de todos los grandes pueblos y de todas las grandes civilizaciones.
Por las razones que he explicado a menudo (y a consecuencia del Siglo de 1914), lo que está adormecido no es sólo la Europa del poder. Es ante todo el alma europea la que está adormecida. ¿Cuándo se producirá el gran despertar? Lo ignoro y, desde luego, yo no lo veré. Pero de este despertar no dudo ni un solo segundo.
El espíritu de la Ilíada es como un inagotable río subterráneo que siempre renace. Porque ello es cierto, pero invisible, es necesario repetirlo noche y día. Y este secreto (la eternidad del espíritu de la Ilíada) nadie podrá nunca robárnoslo.»
DOMINIQUE VENNER
A etapa tradicionalista de Evola: Influencias
sexta-feira, julho 28, 2017
10:26 da manhã
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A configuração final da cosmovisão de mundo tradicional do mestre romano, tem influências definitivas, de forma especial, em três autores: René Guénon, J.J. Bachofen e Hermann Wirth.
Do Francês Guénon, Evola faz sua a caracterização de duas categorias existenciais e vitais, as que em diferentes épocas o homem tem aderido, que são 'O Mundo da Tradição' e 'O Mundo Moderno'.
A visão do mundo e da existência, é próprio de cada um delas e tornar-se-á o eixo a partir do qual o mestre italiano fará girar os vários estudos que realizou ao longo destas quatro últimas décadas e meia da sua vida.
A antítese representada, de um lado, por um tipo de homem ( O Homem da Tradição (1) ), que consagra toda a sua existência e que o faz dentro das comunidades que fazem o mesmo (Mundo Tradicional) e, por outro lado, por outro tipo de homem (o homem moderno), assim como por outro tipo de sociedade cujos laços com Alto estão quebrados, e cujos integrantes são forçados ao mais rude materialismo (mundo moderno), irá fornecer, como antítese, a Evola as chaves definitivas para ajustar o foco de todas as suas análises e estudos.
Do Suiço J.J. Bachofen retirará bastante dos seus trabalhos sobre a morfologia dos dois tipos de culturas e civilizações antagónicas que foram sucedendo ao longo da história da humanidade: umas de tipo patriarcal, que entende do aristocrático, do diferenciado, da forma, e do hierárquico, e de um tipo de espiritualidade viril, apolínea, solar e Olímpica. e outras, por outro lado, de tipo matriarcal que entende do ginecocrático, igualitário, do promíscuo e indiferenciado, e dos cultos de carácter telúrico, ctonio e Lunar.
Deve-se, em outros assuntos, assinalar que o autor suíço adquire o direito de um certo evolucionismo que Evola não compartilha, pois situa as origens do discurso humano pelo tempo, as sociedades de carácter matriarcal que tinham sido, felizmente em determinados períodos, substituídas - num sentido evolutivo – por outras de carácter patriarcal, quando, contrariamente a esta abordagem, o mestre italiano situa as origens (e de acordo com as diferentes tradições e textos sacro-sapientes) das comunidades patriarcais (na Idade do Ouro ou Satya-yuga) e, posteriormente a estas - como resultado de um processo involutivo, de queda - das sociedades de natureza matriarcal.
Do Holandês Hermann Wirth, Evola mostra muito interesse pelas suas investigações arqueológicas, já que através das constatações efectuadas pelo pesquisador holandês (em que o elemento rúnico não é exactamente trivial) se demonstre que, embora a origem dos povos Indo-Europeus esteja localizado na cultura escandinava Ertebolle-Ellenberk, estes povos são os herdeiros de outros proto-indoeuropeus cujas origens remontam ainda mais a norte.
É assim que Evola reverte o seu lugar original para os míticos (2) Thule ou Hiperbórea da tradição greco-romana, a Aryanem Vaejo do Avesta iraniano ou a esse Monte Meru que falam os Vedas ... a essa terra que teria estado localizada na latitudes mais setentrionais do planeta, e em que teria acontecido a Idade de Ouro ou Satya-yuga (ou Satya-yuga): a Tradição Primordial.
As contribuições desses três autores, são capitais pata o mestre romano na hora do seu desenvolvimento de uma metafísica da história, de uma morfologia do Mundo da Tradição e do mundo moderno.
NOTAS:
• Algumas das principais características que definem este tipo de homem podem ser lidas no nosso livro “El Hombre de la Tradición” (Editorial EAS).
• “La etapa filosófica de Evola: influencias”:
https://septentrionis.wordpress.com/2017/07/21/la-etapa-filosofica-de-evola-influencias/
• O carácter mítico desse lugar originário da Idade de Ouro, seguramente se reveste de um carácter também real, como por exemplo, pensamos que é demonstrado pela leitura do trabalho do autor indiano Bal Gangadhar Tilak “El hogar ártico de los Vedas” (Editorial Retorno).
Autor: Eduard Alcántara
Traduzido de:
https://septentrionis.wordpress.com/2017/07/25/la-etapa-tradicionalista-de-evola-influencias/
Julius Evola: Presente
A 11 de Junho de 1974 falecia Julius Evola na sua residência romana de Corso Vittorio Emanuele.
No 43º aniversário do dito óbito não podíamos permanecer em silêncio, pois o legado que nos deixou o mestre e grande intérprete da Tradição não tem comparação possível.
Poderíamos comentar detalhes no mínimo incríveis do seu post mortem que seguramente nos fariam pensar que o de Evola não se tratou meramente das inestimáveis doutrinas que nos fez chegar mas que inclusivamente operou uma transformação interior que o tornou ontologicamente partícipe da Tradição Viva.
Ninguém como Evola sustentou a certeza inerente à Tradição de que não existem fatalismos contra os quais um tipo de homem diferenciado não possa lutar para reverter a deletéria prostração a que nos conduziu o mundo moderno".
Ninguém como Evola nos soube mostrar onde se encontram as incorruptas trincheiras da Frente da Tradição pois ninguém como ele as limpou tão bem das escórias da modernidade mais descaradamente materialista ou então das pseudo-espiritualidades que se esforçam por aturdir e confundir aqueles que sentem a chamada da Tradição e a luta, interna e externa, contra o Mundo Moderno.
Ninguém como ele nos colocou no caminho certo.
Ninguém como ele nos deu certeza e luz... a Luz do Norte!
Excertos do editorial escrito por Eduard Alcantara no Boletim Evoliano nr 10 e 11 (2ª serie)
Descarregue o Boletim e leia o artigo aqui
No 43º aniversário do dito óbito não podíamos permanecer em silêncio, pois o legado que nos deixou o mestre e grande intérprete da Tradição não tem comparação possível.
Poderíamos comentar detalhes no mínimo incríveis do seu post mortem que seguramente nos fariam pensar que o de Evola não se tratou meramente das inestimáveis doutrinas que nos fez chegar mas que inclusivamente operou uma transformação interior que o tornou ontologicamente partícipe da Tradição Viva.
Ninguém como Evola sustentou a certeza inerente à Tradição de que não existem fatalismos contra os quais um tipo de homem diferenciado não possa lutar para reverter a deletéria prostração a que nos conduziu o mundo moderno".
Ninguém como Evola nos soube mostrar onde se encontram as incorruptas trincheiras da Frente da Tradição pois ninguém como ele as limpou tão bem das escórias da modernidade mais descaradamente materialista ou então das pseudo-espiritualidades que se esforçam por aturdir e confundir aqueles que sentem a chamada da Tradição e a luta, interna e externa, contra o Mundo Moderno.
Ninguém como ele nos colocou no caminho certo.
Ninguém como ele nos deu certeza e luz... a Luz do Norte!
Excertos do editorial escrito por Eduard Alcantara no Boletim Evoliano nr 10 e 11 (2ª serie)
Descarregue o Boletim e leia o artigo aqui
Algo invulgar: o prof. Robert Faurisson move um processo contra os seus difamadores
Desta vez, e para variar, o prof. Robert Faurisson moveu ele mesmo um processo contra os seus difamadores.
É claro, que como sabem todos os conhecedores do teatro de sombras e fantoches do "Holocausto", o processo será perdido.
No entanto, neste pequeno vídeo filmado á porta do tribunal, são excelentes as descrições do que se passa na sala de audiências, eloquentes e instrutivas.
Aproveitamos para acrescentar alguns links relativos ao prof. Robert Faurisson, para quem ainda não os conheça:
Blogue:
http://robertfaurisson.blogspot.pt/
Vídeo «Robert Faurisson - Un Homme»:
Vídeo «Le Problème des chambres à gaz»:
Entrevistas sobre o revisionismo literário de RF, incluindo a sua magnífica decifração do soneto «Voyelles» de Rimbaud:
https://www.dailymotion.com/mereedrante
É claro, que como sabem todos os conhecedores do teatro de sombras e fantoches do "Holocausto", o processo será perdido.
No entanto, neste pequeno vídeo filmado á porta do tribunal, são excelentes as descrições do que se passa na sala de audiências, eloquentes e instrutivas.
Aproveitamos para acrescentar alguns links relativos ao prof. Robert Faurisson, para quem ainda não os conheça:
Blogue:
http://robertfaurisson.blogspot.pt/
Vídeo «Robert Faurisson - Un Homme»:
Vídeo «Le Problème des chambres à gaz»:
Entrevistas sobre o revisionismo literário de RF, incluindo a sua magnífica decifração do soneto «Voyelles» de Rimbaud:
https://www.dailymotion.com/mereedrante
Aniversário do nascimento de Julius Evola
sexta-feira, maio 19, 2017
1:39 da tarde
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Hoje celebra-se o aniversário do nascimento de Julius Evola (19-Maio-1898).
Filósofo, escritor metapolítico e um dos mestres da Cultura e Tradição Europeias, foi um defensor do tradicionalismo, com uma visão "ascendente" ou continuamente melhor para a sociedade.
A nossa melhor homenagem, é nunca esquecer:
"Uma única coisa deve importar ao Homem: permanecer de pé entre as ruínas"
Julius Evola
Filósofo, escritor metapolítico e um dos mestres da Cultura e Tradição Europeias, foi um defensor do tradicionalismo, com uma visão "ascendente" ou continuamente melhor para a sociedade.
A nossa melhor homenagem, é nunca esquecer:
"Uma única coisa deve importar ao Homem: permanecer de pé entre as ruínas"
Julius Evola
O Homem da Tradição (conferência de Eduard Alcántara)
sábado, abril 08, 2017
12:11 da manhã
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Equinócio de Primavera
terça-feira, abril 04, 2017
9:47 da manhã
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Mais uma vez, e como sempre, a Legião celebrou o Equinócio de Primavera saudando o nascer do Sol.
Ocasião em que o dia e a noite se equilibram, o fim do Inverno e o início de um tempo mais quente.
É a altura onde a Natureza renasce... assim como o Legionário.
Ocasião em que o dia e a noite se equilibram, o fim do Inverno e o início de um tempo mais quente.
É a altura onde a Natureza renasce... assim como o Legionário.
Corneliu Zelea Codreanu - O Inicio da Vida Legionária
Corneliu Zelea Codreanu - The Beginnings of Legionary Life
Coincidindo com o aniversário do seu assassinio, esta secção do capítulo "The Legion of Michael the Archange" é tirada da autobiografia de Corneliu Zelea Codreanu "For My Legionaries", e diz respeito aos fundamentos do movimento Legionário que foi fundado por Codreanu no periodo entre as guerras.
A Legião lutou incansavelmente por uma Roménia tradicional e cristã, e foi por essa causa que Codreanu deu a sua vida em 1938.
Descanse em paz, Căpitanul.
Conferencia de Pedro Varela: " La libertad de expresión en peligro"
terça-feira, fevereiro 21, 2017
10:40 da manhã
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Entrevista a Julius Evola (Traduzida em Português)
domingo, fevereiro 12, 2017
12:12 da tarde
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Parte 1 - Dadaísmo, Doutrina do despertar, RCMM, Tradição Hermética
Parte 2 - Dadaísmo, Doutrina do despertar, RCMM, Tradição Hermética
Parte 3 - Dadaísmo, Doutrina do despertar, RCMM, Tradição Hermética
Parte 4 - Dadaísmo, Doutrina do despertar, RCMM, Tradição Hermética
Adenda ao último post
segunda-feira, janeiro 30, 2017
10:45 da tarde
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De Eduard Alcántara:
"Evola
dice que para ser de 'raza pura' tienes que cumplir con los 3 niveles de
la misma: la 'raza del espíritu', la 'raza del alma' y la 'raza del
cuerpo'. La del cuerpo es un reflejo de la del
alma y ésta de la del espíritu. En el plano del Espíritu se debe
conquistar un tipo de Espiritualidad solar, esto es, llegar al
Conocimiento del Principio Primero eterno e Inmutable y transformar
interiormente hasta hacerte uno con él (esto a través de la
'vía heroica' que supone la Iniciación). En el plano del alma (como
sinónimo de mente), como de forma natural al haber culminado lo dicho
anteriormente en el plano del Espíritu, se deben hacer nuestros valores
como la 'gravitas', la fidelidad, el honor, la
lealtad, la constancia, la impasibilidad, el espíritu de servicio y
sacrificio, la abnegación,... Y en el plano del cuerpo los valores
propios del plano del alma se reflejarán en una nobleza de rostro de ese
hombre indoeuropeo que, dicho sea de paso, al ser,
a su vez, descendiente del hombre boreal de la Edad de Oro es el único
que atesora la potencialidad de Conquistar la Eternidad (a través de la
mencionada 'vía heroica').
Este arquetipo de 'raza pura', que cumple con los tres planos del
hombre, no es un punto de partida sino una meta a la que aspirar. Se
llegue a su culminación o no lo cierto es que si se brega por ello se
habrá recorrido mucho camino que, quizás, sea completado
en el post mortem.
Para conocer los pormenores esta vía post mortem es recomendable
la lectura del "Libro Tibetano de los muertos" o "Bardo Thodol" o del
"Libro egipcio de los muertos". De ella hablo en https://septentrionis. wordpress.com/2009/02/08/la- ilusion-reencarnacionista/
Ciertamente el cristianismo
no acredita en la necesariedad de las cualificaciones innatas y es por esto (en parte)por lo que ofrece la posibilidad a todos.
Para
saber de lo explicado por Evola sobre el tema de la raza tenemos su
"Sintesi di dottrina della raza" (traducido al castellano como "La raza
del Espíritu) y sus "Orientaciones
para una educación racial". También escribí al respecto:
Hace algún tiempo redactamos un escrito bajo este mismo título. En aquella ocasión empezamos por intentar realizar un esbozo de la ´doctrina de la raza´ que el ...
Mucho
se ha escrito, a
partir del desconocimiento, sobre la postura que el gran intérprete de
la Tradición, Julius Evola, mantuvo a lo largo de su vida a propósito
...
Hace algún tiempo redactamos un escrito bajo este mismo título. En aquella ocasión empezamos por intentar realizar un esbozo de la ´doctrina de la raza´ que el ...
Lamentablemente
sigue
sin entenderse, por franco desconocimiento, la postura que Julius Evola
tenía con referencia al tema racial. Tanto es así que hace poco ...
Las
presentes líneas no
son más que la continuación de tres escritos que fuimos publicando hace
un tiempo y que llevaban el mismo título que éste. El sentido de ...
sábado, janeiro 21, 2017
10:08 da tarde
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Um dia alguém nos comentava uma passagem da Cidade de Deus de Santo Agostinho: Vês aqueles homens (?), parecem iguais a nós, alguns até são muito parecidos, mas é só exteriormente porque por dentro eles não nos pertencem e estão até nos nossos antípodas.
Solstício de Inverno
sábado, dezembro 24, 2016
6:55 da tarde
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Tal como todos os anos, a Legião celebrou, no passado dia 21, a sua cerimónia do Solstício de Inverno. No dia mais curto do ano, no dia em que o Sol morre para de seguida renascer, a Legião evoca sempre aqueles que, embora já não se encontrando fisicamente entre nós, continuam a marchar nas nossas fileiras em espírito. Aqui fica o texto lido durante a cerimónia deste ano:
*
**
Em 2009 a estreia americana do filme alemão A
Woman in Berlin e um estudo universitário sobre as vítimas alemãs de
violação começaram a despertar a atenção para um assunto que ainda é
considerado um tabu na sociedade alemã e ocidental da actualidade: as violações
em massa de mulheres alemãs perpetradas pelos soldados do Exército Vermelho,
após a queda do III Reich de Hitler.
Quanto ao filme, este é baseado num diário de uma
mulher anónima berlinense, que teve vida bem real. Dolorosamente real.
Baseia-se num livro, da autoria da jornalista Marta Hillers, publicado
numa edição anónima. A narrativa cobre a época que vai de 20 de Abril a 22 de
Junho de 1945, durante a tomada de Berlim por parte da forças soviéticas. A
escritora descreve a propagação de situações de estupro por parte dos soldados
do Exército Vermelho, inclusive a dela própria. A sobrevivência era encarada
por estas mulheres com algum pragmatismo, e por vezes escolhiam alguns oficiais
soviéticos de alta patente para sua protecção. Quando foi publicado em 1953 na
Alemanha Ocidental, o livro foi recebido com desprezo e negação. A autora
recusou-se a publicar outra edição durante o seu tempo de vida. A primeira
edição em inglês surge nos EUA em 1954. Em 2003, dois anos depois da morte de
Hiller, uma nova edição é publicada na Alemanha, de novo anónima. Um editor
alemão Jens Bisky, identificou a autoria do livro como sendo da jornalista Marta
Hillers, o que causou alguma controvérsia literária, tendo certas facções
político-intelectuais colocado questões quanto à sua autenticidade. Mais tarde
, em 2008 irá dar origem ao filme mencionado.
As questões colocadas pelos críticos do livre vêm
sendo facilmente desmontadas, pelo menos, quanto à veracidade histórica da
narrativa. Pois os historiadores apontam que cerca de dois milhões de mulheres
alemãs foram violadas após as forças soviéticas e dos aliados terem derrotado o
exército alemão, na primavera de 1945. Durante décadas, as mulheres alemãs
mantiveram silêncio acerca deste facto, tal como acontece com um trauma
profundo.
No entanto, actualmente, um investigador alemão
encetou um estudo pioneiro acerca destas vítimas de violação.
Após um longo silêncio, a propósito desse estudo, uma
contemporânea desse funesto período, Ruth Schumacher, com 83 anos, decidiu
contar a sua história, no ido ano de 2009. Ela lembra-se com clareza de vários
factos, como por exemplo de pedir abrigo e protecção dos ataques aéreos de
americanos e soviéticos. Tinha 18 anos de idade quando estava amontoada e
ferida, em conjunto com dezenas de civis, com água gélida até aos joelhos, numa
mina abandonada em Halle-Bruckdorf, na Alemanha Oriental.
Conta ela que pouco demorou até os combates terem
acabado e, após as forças americanas se terem retirado, os soldados do Exército
Vermelho começaram a atacar sexualmente as mulheres mais jovens da cidade.
"Fui violada por um grupo de cinco russos. Estas
memórias regressam constantemente; é impossível esquecer uma coisa destas. Por
vezes, depois de ter falado sobre isto, acordo passadas poucas horas de sono
com pesadelos, a gritar e a chorar. "
Schumacher de muito pouco se esqueceu, durante estes
65 anos, na memória prevalecem os rostos dos violadores e as dores sentidas.
Muitas das amigas dela foram também violadas repetidamente. Mas nenhuma delas
fala nunca acerca do assunto.
"Avisei uma amiga minha a quem aconteceu isto
para não falar sobre o assunto a ninguém, pois seria muito perigoso. Ninguém
falava sobre o que se passou."
Na Alemanha de Leste comunista, contou Schumacher que
foi forçada a assinar uma declaração na qual negava peremptoriamente que alguma
violação tivesse ocorrido. Na posição oficial da República Democrática Alemã,
os soviéticos foram libertadores e nunca perpetradores de crimes de guerra.
Como resultado disto, para as mulheres deste antigo
país, o medo de perseguição política e a vergonha - em conjunto com sentimentos
de culpa pelas propaladas atrocidades do regime nazi - criaram um determinado
código de silêncio.
"Eu não queria saber nada acerca do que
aconteceu às outras pessoas nem elas queriam saber da minha situação. A minha
consciência estava pesada quanto bastasse. Não a queria piorar ainda mais.
Embora nos sentíssemos envergonhadas acerca das coisas que se falavam sobre os
crimes da época nazi, nós não tínhamos culpa das atrocidades que os governos
cometem." Ela também referia que alguns alguns soldados soviéticos diziam
pagar na mesma moeda aquilo que as tropas alemãs haviam feito aquando da
entrada das forças do Eixo na União Soviética alguns anos antes. Todavia, não
há registo que prove que tal precedente se tenha verificado.
Um trauma duradouro
Os historiadores indicam que pelo menos dois milhões
de mulheres alemãs foram violadas no final da II Guerra Mundial. Este número
baseia-se nos registos clínicos hospitalares e nas interrupções voluntárias de
gravidez aqui registadas.
Muitas mulheres, como Schumacher, foram violadas
várias vezes. Os tribunais militares e outros tipos de registos denunciam
várias centenas de violações perpetradas por soldados americanos e franceses em
1945, mas a grande maioria foi da autoria dos soldados soviéticos na zona
oriental da Alemanha.
Dr. Phillip Kuwert, a médico catedrático da
University of Greifswald, do departamento psicoterapia, aponta que cerca de 200
000 crianças foram concebidas por alemãs violadas por soldados russos.
Aliás, Kuwert entrevistou as mulheres mais velhas das
que foram violadas em 1945. O objectivo maior do estudo era registar o impacto
de longo prazo do trauma que elas mostravam, Este médico pretendia obter o
depoimento destas violações antes de estas mulheres morrerem.
"Elas ficaram muito sensibilizadas com o nosso
estudo e tudo isto, em especial porque o seu sofrimento ganhou uma voz. Mesmo
que tardia. Ter uma voz é melhor do que permanecer no silêncio para
sempre." disse ele.
Mesmo assim, Kuwert escolhe muito criteriosamente as
suas palavras, pois a Alemanha tem-se deparado com muitas dificuldades para
lidar com o propalado passado de genocídio e crimes. Por isso, confrontou-se
com muitas dificuldades para conseguir livremente pesquisar entre pessoas não
judias na qualidade de vítimas.
Ele reporta também que recebeu muitos emails da parte
de familiares das vítimas dizendo que muito gostariam que este estudo tivesse
sido feito muitos anos antes, de modo a que suas mães e avós tivessem
participado nele.
A violação de mulheres indefesas desde sempre
constituiu uma arma de guerra por parte das forças ocupantes. Mesmo quando
estas não se manifestam sob a forma militar. Constituem uma manifestação de
força dominadora sobre algo e alguém que já não tem defesa válida, nem o
elemento alpha, masculino, macho, para seu resguardo. É a ofensa máxima que algum
povo, enquanto colectivo, identidade, poderá sofrer. Ele está a acontecer sob
os nossos olhos, de modo mais sub-reptício e sob o beneplácito e consentimento
inconsciente de muitas mulheres deste Ocidente putrefacto.
ENTREVISTA A EDUARD ALCÁNTARA
segunda-feira, dezembro 05, 2016
9:24 da tarde
Publicada por
LEGIÃO VERTICAL
Etiquetas: Citações , Doutrina , Outros
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Hace unos pocos años se nos realizó, de parte de Editorial Eas, una entrevista que hasta ahora había quedado inédita. Dado
que los contenidos de nuestras respuestas responden, como no podía ser
de otra manera, a nuestra concepción Tradicional de la existencia hemos
decidido su publicación:
PREGUNTA:
Estimado
Sr. Alcántara, la educación pública está envuelta por un dogma
invulnerable que presupone ciegamente una línea de progreso positiva,
causando así la despreocupación y confianza por la educación de las
nuevas generaciones, de la que debiera encargarse el Estado muy adecuada
y honestamente. ¿Podría hablarnos de la realidad del ámbito educativo
en España, teniendo en cuenta su cercanía al mismo? ¿Por qué patrones
generales se rige, por ejemplo, la asignatura de “Historia” y/o
“Filosofía” oficialmente?
RESPUESTA:
Vivimos en una época en la que sólo se habla de derechos (que, por otro lado, el Establishment
casi nunca cumple) y a duras penas se hace mención a los deberes y
obligaciones. El deber presupone esfuerzo y éste resulta casi
incomprensible – a la vez que poco menos que algo denostado- en especial
para las generaciones más jóvenes que sólo conocen de la vida fácil en
la que sus deseos les suelen ser satisfechos sin la contrapartida del
haber hecho merecimientos para obtenerlos. Exigirles esfuerzos y el
cumplimiento de sus deberes choca, pues, con su fofo carácter no forjado
y los resultados se plasman, ¡cómo no!, en el ámbito educativo con una
deficiente asimilación de los contenidos (ya de por sí rebajados en su
dificultad) trabajados en clase. Nuestro mundo hedonista es laxo y
nuestros alumnos son un fiel reflejo de esa laxitud.
Si
a los alumnos se les imbuye de la idea de que vivimos en la mejor de
las sociedades posibles, de que el nuestro es el mundo más evolucionado y
de que, por contra, el pasado equivalía a retraso cultural y político
poco interés pueden tener hacia la historia de su comunidad y/o de la
entidad política y/o étnica a la que pertenecen y menos aún hacia la de
otras comunidades que le son más o menos ajenas; aunque,
paradójicamente, se existe (desde las instancias político-culturales) un
incomprensible y aun oscuro interés de ensalzar, entre el alumnado, la
historia de pueblos, culturas y etnias totalmente ajenos a la
idiosincracia, valores y concepción del mundo que fueron los nuestros
característicos. Resulta difícil saber si estos procederes responden a
la convicción, por parte de sus mentores, de que en efecto la historia
de otros pueblos disímiles al nuestro resulta más loable que la nuestra
propia (y, por ello, más digna de ser enseñada a lo largo de las
diferentes etapas educativas) o, en cambio, si dichos procederes son
fruto de oscuros, negros e inconfesables intereses, maniobras y planes
que pretenden cercenar nuestras raíces y nuestra esencia más genuina
para convertirnos, definitivamente, en materia fácilmente dúctil y
manipulable de cara a los intereses y a las estrategias de este mundo
globalizado que va abocando al género humano a una situación mental de
encefalograma plano. Quizás dichos procederes respondan a una suerte de
enfermizo y suicida etnomasoquismo que ha ido creciendo al calor de la
ideología dominante tras el triunfo de la Revolución Francesa y que ha
hecho triunfar lo pusilánime, lo igualitario y los valores mercantiles y
denosta lo jerárquico, el heroísmo, la concepción trascendente de la
existencia, lo viril, guerrero y heroico y, por todo ello, abomina de lo
más álgido de nuestra historia …cuyos momentos y hechos más memorables
se alumbran en el seno -y a causa- de esos valores a los que anatemiza
la ideología dominante.
El
área -o asignatura- de Historia viene dada con una hipertrofia de
contenidos de orden socio-económico, demográfico, comercial,… que suele
hastiar hasta la exasperación al alumnado y le aleja de cualquier tipo
de interés por esta disciplina. En cambio, se le ocultan hazañas,
momentos épicos, personajes de gesta que despertarían el interés por la
historia pero que al Sistema le supondría un grave inconveniente …el
inconveniente de que el alumnado contrastara pasados episodios, valores y
personajes dignos de encomio con la miseria humana preponderante hoy en
día, con la medianía, la bajeza, la ruindad y la mediocridad del
proceder de nuestros actuales congéneres en general y de nuestros
dirigentes en particular y que, asimismo, contrastara con los
antivalores que desgraciadamente rigen hoy en la actualdad. Y es que
quien desconoce la historia suele ser más dócil por ser más acrítico,
pues sólo conoce del mundo insulso, materialista y consumista en el que
se ha criado y desconoce otras posibilidades, otros valores, otra forma
de vertebrar la sociedad, otras maneras de entender la vida y otro tipo
de instituciones políticas con las que comparar el paroxismo reinante.
El
liberalismo, como ideología dominante, también ha seleccionado a su
conveniencia el temario de asignaturas como la de Filosofía, difundiendo
entre los estudiantes aquellas corrientes de pensamiento que le son más
cercanas, o bien aquéllas en las que encuentra sus fundamentos y sus
orígenes: racionalismo, enciclopedismo, Ilustración, idealismo,
positivismo, empirismo, existencialismo o hasta el marxismo hallan
amplio eco en los planes de enseñanza. A estas corrientes de pensamiento
habría que añadir otras tales como el evolucionismo o el psicoanálisis
que han sido presentadas como ciencias pero que no son más que
deletéreas formas de pensamiento. Cuando se echa mano a la filosofía
clásica el Sistema sabe qué filones (corrientes y autores) explotar y
sabé, igualmente, qué visión sesgada o, peor aun, manipulada ofrecer al
alumnado …no oculta -porque no puede-, p. ej., a un Platón pero se cuida
muy mucho de penetrar en la esencia de su filosofía, pues ésta resulta
de un total contraste y de una irreductible oposición a la ideología que
lo sustenta (que sustenta al Sistema político e ideológico actual).
Continua aqui
O VERDADEIRO CORPORATIVISMO
segunda-feira, novembro 28, 2016
10:08 da tarde
Publicada por
LEGIÃO VERTICAL
Etiquetas: Citações , Documentos , Doutrina
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Julius Evola
Hoje em dia,
em certos ambientes, o corporativismo é uma das ideias mais em voga e a serem revalorizadas,
tendo em vista uma obra de reconstrução nacional. Não podemos deixar de aderir a
este ponto de vista, porquanto a ideia de corporação teve, no período fascista,
o valor de uma daquelas reivindicações dos princípios de um ordenamento sadio e
normal que, se tivessem sido adequadamente desenvolvidas, poderiam ter feito frente
a processos económico-sociais perniciosos.
Sem dúvida que
se deve destacar que tal desenvolvimento não teve sempre o curso desejado e, hoje
em dia, se se tivesse de voltar a assumir uma posição antidemocrática e antimarxista,
este conceito teria de passar por uma revisão e interpretação adequados.
Em primeiro lugar,
deve ter-se em conta que o conceito de corporação tem um valor efectivo enquanto
possuir um carácter tradicional. Por isso, devem ser rechaçadas certas valorizações
historicistas a respeito do corporativismo, como aquelas que queriam fazer dele
un quid medium ou, de acordo com um certo jargão, uma ‘síntese dialéctica’,
uma ‘terceira posição’ entre uma ‘esquerda’ e uma pretensa ‘direita’, em matéria
económica, entre liberalismo e marxismo, ou análogas oposições. Tais jogos conceptuais
podem fazer nascer confusões perigosas, descuidando situações de facto que nem sequer
deixaram escapar os teóricos do ‘materialismo histórico’; posto que se deve reconhecer
inquestionavelmente que o liberalismo – seja a nível económico como noutros âmbitos
– não foi senão uma fase preliminar de desagregação da ordem tradicional, a qual
teria de paulatinamente dar lugar a resoluções classistas, socialistas e proletárias.
Com o corporativismo não se trata pois de combinar de forma conjunta aquilo que
não são duas instâncias diferentes – liberalismo e colectivismo – senão em alternativa
duas fases de um único processo descendente; trata-se de limpar o terreno e de voltar
às origens: de retomar o nível de ideia formativa e dadora de sentido, um princípio
que foi vivente e eficiente antes que interviessem os processos de dissolução da
era ‘moderna’.
No corporativismo
fascista actuou, em certo momento, uma exigência desse tipo: sem dúvida diremos
que isso aconteceu de uma forma semiconsciente e portanto com insuficiente radicalidade.
Com efeito, no corporativismo fascista subsistiu, apesar de tudo, um resíduo marxista,
uma vez que a concepção classista foi parcialmente reconhecida. Isto é, permaneceu
a ideia-base de dois enquadramentos que foram reconhecidos como tais e que se tratou
apenas de harmonizar as estruturas, lamentavelmente muitas vezes somente burocráticas,
do Estado corporativo. Desse modo, não se atacou de forma definitiva o mal nas suas
raízes. Tem também interesse analisar que orientação seguir e ter presente a forma
como a ideia corporativa se desenvolveu na Alemanha. Aqui a tendência fundamental
foi justamente a de partir o enquadramento classista através de um sistema no qual
a superação da antítese marxista teria de realizar-se no interior da empresa.
Na mesma empresa onde o marxismo a havia derrogado, a unidade devia ser reconstituída.
E a ideia tradicional da corporação voltou a apresentar-se na forma moderna de comunidade
orgânica, na qual capital e trabalho, possuidores dos instrumentos produtivos,
resultam intimamente vinculados numa comunidade de vontade e de finalidade que tem
um carácter menos económico e mais ético. Nem capitalistas, nem operários
proletários, mas ‘chefes’ e ‘seguidores’ (tal era justamente a terminologia) na
empresa, numa solidariedade variadamente garantida e tutelada que não exclui hierarquia
e que numa e na outra parte pressupõe a faculdade de elevar-se mais além do interesse
puramente individual como uma formação militar e guerreira.
Não era diferente
disto o espírito das antigas corporações, inclusive a partir das romanas: uma vez
que estas, de acordo com uma expressão característica, estavam constituídas ad
exemplus reipublicae, isto é, à imagem do Estado, e nas mesmas designações (por
exemplo nas de milites o milites caligati para os simples seguidores
da corporação) e repartições (decúrias, centúrias) reflectiam no seu plano o ordenamento
militar. E este espírito conservou-se no homem germano-romano medieval, no qual
se punha em relevo a dignidade de um ser livre entre os que pertenciam a uma corporação,
reafirmava-se o orgulho de cada um de pertencer à mesma e por amor fazia o trabalho
concebido como uma arte e uma expressão da própria personalidade e à entrega
do inferior correspondia o cuidado e o saber dos ‘mestres’ e o compromisso dos superiores
para o acrescento e a elevação da unidade colectiva. O problema da ‘propriedade’
não aparecia aqui para nada, tão natural era a ligação entre os diferentes elementos
do processo produtivo com um fim comum.
Tudo isto pode
ser lançado em conjunto com as formas ligadas à economia do passado e que voltamos
a traduzir nas adequadas formulações modernas, tal como na Alemanha se tinha tratado
de fazer. Quanto ao espírito – o que equivale a dizer: enquanto ideia formativa
superior e anterior a qualquer problema técnico – o mesmo não seria alvo de uma
verdadeira reconstrução. O ponto fundamental é constituído pelo momento ético.
A íntima finalidade da ideia corporativa tradicional é a de elevar o plano daquelas
actividades inferiores que se vinculam ao domínio produtivo e ao interesse material
ao plano mais alto que no mundo antigo correspondia à casta dos ‘guerreiros’ que
se encontrava num plano superior à dos ‘servos’ (proletariado) e dos ‘mercadores’
(capitalistas).
Porque quando
a empresa-corporação, uma vez superada a ideia classista, se organiza, tomando como
‘exemplo um Estado’, e à responsabilidade do compromisso e ao sentido de honra dos
chefes – os quais devem encontrar-se no centro da sua unidade e não ser os
consumidores parasitários de proveitos e dividendos, em detrimento do complexo produtivo
– corresponde o compromisso e a fidelidade dos subordinados, então se reflectia
também no domínio de uma economia ética clara, viril e personalizada, própria de
um mundo guerreiro.
Então, no mesmo
ambiente desfavorável próprio da civilização moderna da máquina, o homem, seria
elevado tanto no alto como no baixo, podendo assim readquirir a sua face e a sua
acção tornar-se-ia merecedora de um sentido: na sequência de uma acção política
de conjunto, acabar-se-ia por erradicar as excrescências teratológicas do capitalismo
e da finança sem pátria e propiciar uma adequada articulação dos grandes complexos
da produção. Aqui o processo negativo de proletarização, sobre o qual o marxismo
assenta, poderá ser sensivelmente reduzido mediante a aplicação do princípio corporativo
em espaços mais restritos, de tal modo que a unidade de conjunto da empresa-corporação
resulte de uma coordenação e hierarquização de várias unidades menores de análoga
estrutura: em síntese, o ponto fundamental é introduzirem-na na empresa e
tornar em orgânicas as instituições unificadoras que no corporativismo fascista
se encontravam fora dessa mesma empresa, mas tinham um carácter burocrático estatal
e mantinham uma dualidade de enquadramentos gerais.
Isto são naturalmente
esboços, compreendidos para indicar uma direcção, com vista sobretudo a um
princípio sobre o qual nunca se insistirá o suficiente, isto é, a mudança de mentalidade,
a reintegração do homem de sensibilidade normal e, onde seja isto possível, superior.
A desproletarização, mais do que tratar-se de um fim social, é uma tarefa
interna. Implica a capacidade de aquela ética viril da corporação tradicional,
da qual se falou, e que é o único verdadeiro cimento para as unidades de uma economia
orgânica. Quanto aos diferentes problemas, técnicos e estruturais, que hoje em dia
são postos em primeiro plano, tais como a comparticipação nas receitas, comissões
internas, conselhos de gestão, e outros similares, estes são problemas que devem
ser considerados como ponto de chegada e não ponto de partida. Devem resolver-se
num clima diferente, antimarxista, justamente ‘corporativo’ de acordo com um desenvolvimento
interno natural, num espírito que os liberte de qualquer tendenciosidade de ‘classe’.
Hoje ao nos debruçarmos
sobre o conceito de ‘corporativismo’, devemos aprofundar e reformular tudo aquilo
que, no sentido do que foi aqui mencionado, tinha começado a ganhar forma na Itália
e na Alemanha. Nos ambientes nos quais se quer preparar um renascimento político
italiano, será necessário que se convoquem pessoas qualificadas para isso, para
um estudo sistemático sério e para uma orientação que hoje se sente mais necessária
do que nunca.
Com efeito existe,
em especial em Itália, uma situação de desordem, erradamente contida com medidas
que, querendo resolver uma erupção cutânea, acabam por chegar a uma febre devida
à intoxicação do sangue. Esta intoxicação, que contaminou grande parte da classe
trabalhadora, é o marxismo e o socialismo, a mentalidade classista, a propalada
e artificial "consciência de classe".
A febre hoje
serpenteia na forma ‘sindical’; as suas erupções endémicas são as desordens, as
agitações, as greves convertida em coisa normal e natural, para prostrar a nossa
nação até ao ponto desejado de formas extremas de subversão mundial.
Apenas conferindo
ao ideal corporativo o significado orgânico, articulado de unidade quase guerreira,
que teve tradicionalmente, e dando aos interesses superiores maior força, em vez
do impulso materialista, o mal poderá ser atacado nas suas raízes, e, nesta ‘época
da economia’, poderão ser mantidos valores vinculados a uma alta concepção do homem
e da vida.
Il Meridiano
d’Italia, 04/12/1949
Saber escolher
Texto publicado originalmente neste blogue em Dezembro de 2007
«Recuemos, e será maior o perigo, avancemos, e será maior o esforço» (Séneca)
Perguntamo-nos
“nós”, que nunca fizemos parte de nenhuma claque de futebol, que nunca
os nossos pais nos incutiram ódio para com ninguém de outra raça ou
outra religião (excluindo as anedotas normais dos “samoras”, a sovinice
dos eleitos, e a ciganice parasita…!), que desde miúdos nos acostumamos a
ver ano sim ano não um filme sobre o holocausto judeu, que desde a
entrada na escola vimos a História contada pelos ditames estatais, quer
antes do 25 de Abril, quer depois da dita data, até ao actual
politicamente correctês – perguntamo-nos como viemos “aqui” parar?
Reforçando a ideia: desde tenra idade “aprendemos” quem eram os bons e quem eram os maus. Onde estavam os coitados dos perseguidos e quem eram os seus diabólicos perseguidores. De quem fugisse deste padrão educacional podia-se dizer muita coisa, mas não estava certamente enquadrado nas pessoas de bem, e se tinha ideologias e personagens diabólicas como ídolos, das duas uma, ou era nitidamente mau carácter ou mais um adolescente com crises próprias da idade…
Frisamos que estamos a falar da generalidade educacional das últimas gerações e não de casos esporádicos que culturalmente através de educação familiar, ou de amigos próximos, tiveram um contacto diferenciado com a História.
Dito isto, e sabendo que muita gente obrigatoriamente influenciada pelo establishment andou da esquerda para a direita, e da direita para a esquerda à procura de… um mal menor, que tem vindo a descobrir empiricamente com o tempo, à sua custa e da pior maneira, e portanto parou para pensar, reflectir, ou simplesmente num – basta, já chega – procurou e procura alternativas.
As alternativas que muita boa gente encontra, como num último balão de oxigénio, são-lhes enganosamente fornecidas, ainda, pelo establishment democrático em forma de Blocos de Esquerda, pretensamente anti-sistema, mas do qual, tão bem sabemos, eles também fazem parte. Perguntamo-nos se dita gente alguma vez poderia fazer parte das nossas fileiras ou se em última analise diríamos – está-lhes no sangue, são vermelhos, ou de outros – anarcas por natureza!
No entanto sabemos que, mesmo que por raras excepções, não é assim, e que por diversas formas eles chegam até “nós”, talvez por descobrirem quem realmente o Sistema persegue e encarcera, por delitos de opinião, nesta Europa (livre e democrática!).
Devemos no entanto estar cientes de uma coisa, somos nós, como já anteriormente referimos, “os maus da fita” pois é essa a imagem que os me(r)dia e restante escumalha passa de gente que pensa e age de modo diferente, e por conseguinte, com este nosso negro rótulo, quem de nós se pretende aproximar, alguma coisa de mau terá!… Como alguém dizia: Se não é tarado, alguma tara lhe iremos encontrar mais tarde!…
Quando os me(r)dia & associados diariamente fazem a lavagem cerebral dizendo o quão maus e perigosos “somos”, digamos que é de ter cuidado com quem nos procura, não acham?
Temos estado a abordar este tema referindo-nos a “nós” com aspas, precisamente para relembrar que nestas aspas cabe uma amálgama, raramente coesa, de gente, grupos e partidos, que os nossos inimigos chamam vulgarmente de “extrema-direita”, extrema esta mil vezes pior que qualquer extrema-esquerda que como bem sabemos é aceite e acarinhada pele sistema («les enfants terribles»).
Ao contrário dos democráticos e seus queridos extremistas de esquerda que brincalhonamente se picardiam, dando ares de oposições sérias com salutares alternativas, a “nossa gente”, por vezes muito douta, faz teses e escreve artigos sobre as “várias extremas-direitas” e sua forma de actuação ou inacção. Uns são acusados de violência gratuita e outros de se virarem demasiado para si mesmos e preferirem uma espécie de – como é mesmo? – contemplação baseados num qualquer orientalismo!…
Achamos por bem balizar estes dois posicionamentos para tentarmos perceber o que anda pelo meio destes dois postes da chamada extrema-direita, os da pancadaria gratuita e os “monges orientais” a olhar o vazio!
Pois bem, como podem observar, parece “termos” de tudo, agora meus caros é só uma questão de marketing, e olhem que para além dos da pancada e dos monges a “fauna” é imensa.
Reforçando a ideia: desde tenra idade “aprendemos” quem eram os bons e quem eram os maus. Onde estavam os coitados dos perseguidos e quem eram os seus diabólicos perseguidores. De quem fugisse deste padrão educacional podia-se dizer muita coisa, mas não estava certamente enquadrado nas pessoas de bem, e se tinha ideologias e personagens diabólicas como ídolos, das duas uma, ou era nitidamente mau carácter ou mais um adolescente com crises próprias da idade…
Frisamos que estamos a falar da generalidade educacional das últimas gerações e não de casos esporádicos que culturalmente através de educação familiar, ou de amigos próximos, tiveram um contacto diferenciado com a História.
Dito isto, e sabendo que muita gente obrigatoriamente influenciada pelo establishment andou da esquerda para a direita, e da direita para a esquerda à procura de… um mal menor, que tem vindo a descobrir empiricamente com o tempo, à sua custa e da pior maneira, e portanto parou para pensar, reflectir, ou simplesmente num – basta, já chega – procurou e procura alternativas.
As alternativas que muita boa gente encontra, como num último balão de oxigénio, são-lhes enganosamente fornecidas, ainda, pelo establishment democrático em forma de Blocos de Esquerda, pretensamente anti-sistema, mas do qual, tão bem sabemos, eles também fazem parte. Perguntamo-nos se dita gente alguma vez poderia fazer parte das nossas fileiras ou se em última analise diríamos – está-lhes no sangue, são vermelhos, ou de outros – anarcas por natureza!
No entanto sabemos que, mesmo que por raras excepções, não é assim, e que por diversas formas eles chegam até “nós”, talvez por descobrirem quem realmente o Sistema persegue e encarcera, por delitos de opinião, nesta Europa (livre e democrática!).
Devemos no entanto estar cientes de uma coisa, somos nós, como já anteriormente referimos, “os maus da fita” pois é essa a imagem que os me(r)dia e restante escumalha passa de gente que pensa e age de modo diferente, e por conseguinte, com este nosso negro rótulo, quem de nós se pretende aproximar, alguma coisa de mau terá!… Como alguém dizia: Se não é tarado, alguma tara lhe iremos encontrar mais tarde!…
Quando os me(r)dia & associados diariamente fazem a lavagem cerebral dizendo o quão maus e perigosos “somos”, digamos que é de ter cuidado com quem nos procura, não acham?
Temos estado a abordar este tema referindo-nos a “nós” com aspas, precisamente para relembrar que nestas aspas cabe uma amálgama, raramente coesa, de gente, grupos e partidos, que os nossos inimigos chamam vulgarmente de “extrema-direita”, extrema esta mil vezes pior que qualquer extrema-esquerda que como bem sabemos é aceite e acarinhada pele sistema («les enfants terribles»).
Ao contrário dos democráticos e seus queridos extremistas de esquerda que brincalhonamente se picardiam, dando ares de oposições sérias com salutares alternativas, a “nossa gente”, por vezes muito douta, faz teses e escreve artigos sobre as “várias extremas-direitas” e sua forma de actuação ou inacção. Uns são acusados de violência gratuita e outros de se virarem demasiado para si mesmos e preferirem uma espécie de – como é mesmo? – contemplação baseados num qualquer orientalismo!…
Achamos por bem balizar estes dois posicionamentos para tentarmos perceber o que anda pelo meio destes dois postes da chamada extrema-direita, os da pancadaria gratuita e os “monges orientais” a olhar o vazio!
Pois bem, como podem observar, parece “termos” de tudo, agora meus caros é só uma questão de marketing, e olhem que para além dos da pancada e dos monges a “fauna” é imensa.
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